Conheça o Contrato Futuro de Dólar Negociado na Bolsa

O dólar possui grande influência na precificação das principais commodities da nossa região e no custo. Algumas commodities como por exemplo a soja e algodão possuem maior influência, devido relevância no comercio internacional.

Devido sua relevância resolvemos escrever este texto para explicar o funcionamento do contrato futuro negociado em bolsa. Cabe destacar que além deste mecanismo, existem outras possibilidades que também podem ser utilizadas para proteção de preço, como por exemplo NDF, Swap, mercado de opções, etc.

A B3[1] possui contrato de dólar para que os participantes possam usar tanto para proteção quanto especulação. É um dos contratos mais negociados na bolsa, com ótima liquidez para quem deseja montar operações de hedge seja ela de curto ou de longo prazo.

Características

Objeto de negociação Taxa de Câmbio de Reais (BRL) por Dólar dos Estados Unidos da América (USD).
Código de negociação DOL
Tamanho do contrato USD 50.000,00 (cinquenta mil Dólares dos Estados Unidos da América).
Cotação BRL por USD1.000,00.
Variação mínima de apregoação BRL0,5 por USD1.000,00.
Lote padrão 5 contratos.
Último dia de negociação Sessão de negociação anterior à data de vencimento.
Data de vencimento 1º dia útil do mês de vencimento.
Meses de vencimento Todos os meses.
Liquidação no vencimento Financeira.

Fonte: B3

Além desde contrato, existe o mini-contrato de dólar, no qual o volume é de U$ 10.000,00. Neste texto vamos nos atentar ao contrato cheio, mas caso você queira saber mais sobre mini contrato de dólar clique aqui.

Volume Financeiro

Como demostrado no quadro acima, o contrato de dólar negociado na BM&F tem tamanho padrão de 5 contratos de U$ 50.000,00. Sendo assim, para mensurar o volume financeiro basta multiplicar 5 x 50.000,00 x taxa de câmbio. Para exemplificar, vamos imaginar taxa de câmbio a R$ 3.85, o resultado do calculo seria:

Volume Financeiro: 5 x 50.000 x 3,85 = R$ 962.500,00

 

Codificação

A codificação é estruturada na seguinte sequência: (i) código do ativo, são as três primeiras letras; (ii) mês do vencimento, representado pela quarta letra e; (iii) ano, dois últimos números. Veja como fica a codificação do contrato de dólar com vencimento em outubro de 2018:

Para saber codificação e vencimentos dos demais contratos veja este artigo: Código e Vencimento dos Contratos Agrícolas Negociados na BMF.

No vencimento, ocorre somente liquidação financeira utilizando o PTAX800 como referência e ela é feita no dia posterior ao vencimento.

 Limite de Oscilação

É um mecanismo de gerenciamento de risco das oscilações, a BMF&FBovespa determina os limites de posição para cada contrato em aberto, tanto para cima quanto para baixo.

Dólar (DOL):  6,00% sobre o preço de ajuste do dia anterior do vencimento negociado.

Ou seja, atingindo esta oscilação tanto para cima quanto para baixo, as ofertas além do limite serão canceladas.

Cabe destacar, que estes valores podem ser alterados conforme metodologia de cálculo disponível no Manual de Risco da BMF&FBovespa.

Estratégia de Hedge

Como o dólar é muito negociado, existem diversos mecanismos para que os participantes de mercado protejam suas posições, tais como, Mercado Futuro,  Mercado de Opção, Swap, NDF, etc.

A decisão de utilizar alguma das ferramentas mencionadas acima, depende das condições de mercado e da necessidade de cada participante. Nós na Hedge Agro, recomendamos na maioria das vezes o uso do mercado de opções, no entanto, em alguns momentos faz sentido utilizar o mercado futuro, NDF e Swap.

Hedge de Alta: o participante abre posição de compra no contrato futuro ou compra uma call com intuito de se proteger da valorização do ativo objeto. Exemplo, importador, etc.

Hedge de Queda: o participante abre posição de venda no contrato futuro ou compra uma put com intuito de se proteger da desvalorização do ativo objeto. Exemplo, produtor rural, exportador, dentre outros.

Se você quiser entender mais sobre mercado de opções deste texto: Como Proteger Preço Agrícolas no Mercado de Opções

Espero que tenha esclarecido algumas de suas dúvidas, caso deseje mais informações, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.


[1] Novo nome da BM&FBovespa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *