Como Funcionam as Bolsas de Mercadorias e Futuros – Aula 01

Olá, seja bem vindo a nossa primeira aula do curso de negociação de commodities na bolsa.

Neste vídeo vamos explicar o funcionamento das bolsas de valores e como acessá-las, veja:

A bolsa nada mais é do que um provedor de ambiente e instrumentos de negociação, lá você pode negociar diversos contratos como por exemplo milho, soja, boi, dólar, etc.

E para negociar na bolsa de valores é necessário ter conta em uma corretora de valores mobiliários, como por exemplo a XP Investimentos, Rico, Futura, etc.

As corretoras fazem o elo entre cliente e a bolsa, fornecem serviços e ferramentas de cotações, área do cliente, notas de corretagem, extratos de conta, consolidação de ativos, etc.

No Brasil, a principal bolsa é a B3 antiga BM&FBovespa, os principais contratos agrícolas negociados são milho, soja e boi. Há também o contrato de dólar que é bastante negociado. E nela também é possível negociar ações, fundos imobiliários, FIPs, dentre outros.

Existem também a Bolsa de Chicago, considerada a principal bolsa de commodities agrícolas do mundo, os principais contratos são soja, milho, trigo, petróleo, existem também alguns índices financeiros com bolsa, moedas, juros, etc.

Para se ter uma noção do volume negociado, em 2018 o contrato de soja negociado na CBOT girou um volume 21 vezes maior que toda a produção mundial de soja.

Há também, a bolsa de Nova York tradicional na negociação de Café e algodão e a bolsa de Londres também com contrato de café e petróleo.

Para resumir, a bolsa é o ambiente onde ocorrem as negociações e o fornecem os instrumentos para as operações. E as corretoras são os provedores de serviços que ajudam os clientes acessarem o mercado, como por exemplo, ferramentas de cotações, extrato de conta corrente, área de cliente, assessoria, etc.

Bom, esta foi a primeira aula, nas próximas entraremos nos detalhes técnicos de cada contrato, estratégias e em como negociar na prática este mercado.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Obrigado, até a próxima!

2 comentários em “Como Funcionam as Bolsas de Mercadorias e Futuros – Aula 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *