Boi Maio Algumas Observações

Hoje pela manhã compartilhamos com nossos clientes algumas observações sobre o vencimento do Boi maio (BGIK20) a respeito da sazonalidade e de como se proteger/beneficiar dela.

Como esperado para maioria dos anos, geralmente entre os meses de maio até julho sofrem pressão devido a entrada de boi de pasto no mercado. Efeito sazonal que todos do ramo conhecem…

A explicação para este efeito é que com o fim do período de chuva o pasto é impactado e quem tem gado em pasto vende para reduzir o rebanho. Com isto o preço fica pressionado.

Veja comportamento dos preços nos últimos anos:

Logicamente, que nem todos os anos são iguais e daqui para frente pode ser diferente.

No entanto, se você é pecuarista e tem gado para entregar neste período, o mercado está abrindo uma janela de oportunidade para assegurar sua rentabilidade. Veja valorização do contrato maio (BGIK20) nos últimos dias:

Fonte: TrandingView

Como você pode ver no gráfico acima, depois da forte queda em meados de Dezembro, houve uma recuperação de R$ 14,00 por arroba.

Pra quem está olhando a frente e considerando o período sazonal, esta recuperação proporciona boa janela de hedge da produção assegurando uma boa margem.

E uma alternativa para se proteger deste efeito é uso do mercado de opções negociado na bolsa.

Explicamos mecanismo neste texto: Curvas Futura do Boi Gordo: Boa Janela Para Hedge

Esta estratégia permite que o produtor trave um piso e possibilita acompanhar a valorização do boi caso ela ocorra.

É muito importante que produtor tenha a possibilidade de acompanhar a alta para se proteger dos custos. Se a cotação do boi valorizar, é normal que custo de reposição suba também.

Como há muita incerteza no mercado, especialmente vindo da China como a gripe suína, coronavirus, gripe aviaria… Quando a incerteza é elevada, o mais prudente a fazer é buscar proteções que assegurem sua rentabilidade. 

Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *