Hoje pela manhã compartilhamos com nossos clientes algumas observações sobre o vencimento do Boi maio (BGIK20) a respeito da sazonalidade e de como se proteger/beneficiar dela.
Como esperado para maioria dos anos, geralmente entre os meses de maio até julho sofrem pressão devido a entrada de boi de pasto no mercado. Efeito sazonal que todos do ramo conhecem…
A explicação para este efeito é que com o fim do período de chuva o pasto é impactado e quem tem gado em pasto vende para reduzir o rebanho. Com isto o preço fica pressionado.
Veja comportamento dos preços nos últimos anos:
Logicamente, que nem todos os anos são iguais e daqui para frente pode ser diferente.
No entanto, se você é pecuarista e tem gado para entregar neste período, o mercado está abrindo uma janela de oportunidade para assegurar sua rentabilidade. Veja valorização do contrato maio (BGIK20) nos últimos dias:
Fonte: TrandingView
Como você pode ver no gráfico acima, depois da forte queda em meados de Dezembro, houve uma recuperação de R$ 14,00 por arroba.
Pra quem está olhando a frente e considerando o período sazonal, esta recuperação proporciona boa janela de hedge da produção assegurando uma boa margem.
E uma alternativa para se proteger deste efeito é uso do mercado de opções negociado na bolsa.
Explicamos mecanismo neste texto: Curvas Futura do Boi Gordo: Boa Janela Para Hedge
Esta estratégia permite que o produtor trave um piso e possibilita acompanhar a valorização do boi caso ela ocorra.
É muito importante que produtor tenha a possibilidade de acompanhar a alta para se proteger dos custos. Se a cotação do boi valorizar, é normal que custo de reposição suba também.
Como há muita incerteza no mercado, especialmente vindo da China como a gripe suína, coronavirus, gripe aviaria… Quando a incerteza é elevada, o mais prudente a fazer é buscar proteções que assegurem sua rentabilidade.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário.